Dia de Salvador das Missões

BREVE HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE
SALVADOR DAS MISSÕES – RS

 Data do Plebiscito pela Emancipação: 10 . 11 . 1991
Data da Emancipação: 20 . 03 . 1992
Número de Habitantes (IBGE 2007): 2.601– Habitantes
Data de Instalação do Município: 01 . 01 . 1993
Dia do Município: 10 de Novembro

SALVADOR DAS MISSÕES é um Município novo, emancipado há 17 anos, situado aproximadamente a 530 Km da Capital Gaúcha, Porto Alegre, na Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, membro integrante da Associação dos Municípios das Missões (AMM).
O Município também integra a Rota Missões de Turismo e do Circuito Internacional das Reduções Jesuíticas Guaranis que envolvem alguns países do Mercosul tais como, Argentina, Paraguai e Brasil.
O município de Salvador das Missões com área total de 94,82KM², situa – se na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e integra a Microrregião Missões. As coordenadas geográficas correspondentes são 28º08’23“de latitude sul e 54º45’35” de longitude oeste de Greenwich e os municípios vizinhos são: Cerro Largo, Campina das Missões, Rolador, São Pedro do Butiá e São Paulo das Missões.  A Sede municipal localiza-se às margens da BR 392, uma das principais vias de integração dos países do Mercosul com o Brasil.
Tendo em vista a importância de conhecer e avaliar o ambiente, o espaço em que se vive, seus problemas sociais e suas perspectivas de desenvolvimento, a Administração Municipal de Salvador das Missões, se propõe a analisar a infra-estrutura básica local, considerando o contexto histórico, cultural e sócio/econômico, diante de uma perspectiva de desenvolvimento sustentável, e desenvolve projetos para o desenvolvimento local, investindo em projetos ligados ao Agronegócio.
Assim, a vocação rural se constitui na herança colonial onde predominam as pequenas propriedades rurais, que mantêm a atividade econômica ativa com intensidade de produção e diversidade de culturas, tais como as culturas de milho, soja, trigo, mandioca, amendoim, alfafa e cana-de-açúcar que formam a base da economia do Município. Devido às pequenas propriedades rurais, os agricultores se dedicam, também, a atividades complementares e alternativas como a suinocultura, avicultura, a pecuária leiteira e a vitivinicultura que chegou com potencial e destaca o município na região sendo estas atividades substanciais para a renda das famílias e do Município.
Segundo o relatório técnico da Prefeitura Municipal, algumas atividades alternativas vêm recebendo incentivos da Prefeitura e do Governo do Estado através do Programa da Agroindústria Familiar.
Com relação ao desenvolvimento local, a atividade turística aparece como alternativa capaz de contribuir no impulso para o desenvolvimento local, mais amplo e abrangente. Nesse caso, ele se torna importante fator de desenvolvimento, apresentando oportunidades sociais e econômicas crescentes, pois na atividade do Turismo, todas as demais atividades interagem.
A construção da Usina Passo São José também constituirá uma obra importantíssima para o crescimento e desenvolvimento do município gerando grande números de empregos diretos e indiretos e um grande incremento no orçamento do município.
O Prefeito Municipal de Salvador das Missões Gestão – 2009/2012, é o Sr. Olavo Inácio Haas (PP)reeleito, seu Vice o Sr. Jair Luis Henrich (PMDB) (Termo de Posse 2009).
A equipe Administrativa que acompanha o Prefeito Municipal em sua administração está constituída pelos seguintes secretários: Secretário Municipal da Educação e Cultura Sr. Gustavo Nedel, Secretário Municipal da Fazenda Sra. Iliane Alvina Huber Heinzmann; Secretário Municipal da Agricultura Sr. Silmar Ricardo Kunkel; Secretário Municipal de Obras Públicas Sr. Davi Antônio Muders; Secretário Municipal da Saúde Sra. Ivete Seidel; Secretário Municipal de Administração Sr. Jair Miguel Lenz; (Portarias 2009).
A Câmara Legislativa Municipal (2009 – 2012) está constituída pelos seguintes membros e respectivas filiações partidárias: Erno Osmar Langer (PP), Vilson José Schons (PP), Janete Maria Haas(PP), João Funk(PMDB), Gustábio Fernando Sturm(PMDB), Moacir Henrique Spies(PMDB), Clarício Damke(PT), Nelson Edgar Lunkes(PT), João Carmo Vier(PSB).(Termo de Posse, 2009).
O município é Constituído por 03 Escolas sendo que 02 são Escolas Municipais de Ensino Fundamental e 01 Colégio Estadual de Educação Básica.
O Grupo Educacional das Escolas Municipais é formado por 22 Professores e 213 alunos.
O Colégio Estadual conta com 22 professores para atender 225 alunos.
ESPAÇOS CULTURAIS COM DESTAQUE NO MUNICÍPIO:
Clubes Sociais; Praça José Aloísio Nedel – SEDE; Biblioteca Pública Municipal; Museu Histórico Municipal de Salvador das Missões; Fundação Cultural Pe. Luciano; CTG Querência das Missões; Clubes de Mães.
EVENTOS CULTURAIS OFICIAIS DO MUNICÍPIO:
Os principais eventos culturais do Município são: a EXPOSALM, NOVEMBERFEST, a Festa do Colono e Motorista (anual), Semana da Pátria, Cavalgada Ecológica, Jogos Sol a Sol, Baile de Escolha da Rainha e Princesas do Município (acontece de dois em dois anos).
A EXPOSALM é realizada a cada dois anos (a Sexta Edição foi realizada em 2008), e a Sétima Edição foi realizada  nos dias 12,13,14 de março de 2010  e a NOVEMBERFEST é realizada anualmente.
Estas festividades possuem abrangência regional e tem capacidade de atrair visitantes dos mais diversos lugares, inclusive internacionais.
Portanto, salienta-se que o desenvolvimento local vem sendo incentivado pela Administração Municipal, nos mais diversos setores, após terem sido definidas as prioridades locais (de cada comunidade) que ao unir forças, possam alcançar uma gestão de sucesso, conduzidos através de planejamentos especiais e individuais, que procuram promover o desenvolvimento uniforme local.

HINO DE SALVADOR DAS MISSÕES
Irmão Bruno Klein

1.    Salvador das Missões, minha terra,
Sob um céu largo, azul, Deus te amou!
O teu nome riquezas encerra,
Sementeira de Fé se tornou!

Salvador das Missões, que beleza,
Terra amada de grande esplendor!
/:Cantem todos a tua proeza,
da região das Missões, linda flor!:/

2.    Salvador, junto às águas fluentes
Do formoso e lendário Ijuí,
No teu solo, fecundo em vertentes,
Corre o célebre Comandaí!

3.    Na cidade e lavouras afora,
O progresso se faz já sentir.
Nossa gente, nos lares, ou fora,
Sabe amar, trabalhar e servir.

4.    Salvador das Missões, eis o rumo
Da grandeza de tua missão:
Jesuítas lançaram o prumo
Dos valores cristãos no teu chão!

5.    Sob a Cruz Missioneira brilhante
Vive um povo confiante e feliz.
Salvador, sem temor, segue adiante,
Tu és terra que Deus mesmo quis!

Fonte:PMSM

Celito


Comentários

Dia de Salvador das Missões — 2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *